Skip to main content

Porque razão a climatização para eventos deve estar no topo das suas prioridades na logística de um evento?

Um evento climatizado não é um simples luxo. Um evento climatizado é vital para garantir a qualidade do mesmo. Portanto, na organização de uma festa, uma feira, uma exposição ou um concerto, a climatização para eventos deve ser pensada com a antecedência necessária. Fazer um enquadramento de vários critérios é um tarefa muito importante para acertar na escolha dos equipamentos certos que irão garantir na conforto térmico dos participantes.

A quantidade de pessoas presentes no evento, a zona geográfica em conjunto com as características do espaço e da respetiva estrutura, tudo isto deve ser considerado antes da escolha final da solução de climatização adequada às necessidades especificas do seu evento. Parece uma missão impossível? Não se preocupe. Na Ameno damos algumas dicas e ainda disponibilizamos técnicos especializados para o ajudar na escolha da solução perfeita para o seu evento.

Saiba porque é que a climatização para eventos é tão importante

  • Manter a temperatura ideal é uma garantia de bem-estar, evitando o desconforto térmico e o risco de os participantes abandonarem o evento por excesso de calor ou de frio.
  • A climatização é um poderoso elemento motivador para que as pessoas participem nas atividades, como por exemplo dançar ou circular.
  • Um espaço climatizado ajuda a garantir a conservação dos alimentos.
  • Num espaço com arranjos de flores, a temperatura ideal ajuda a preservar a frescura das flores, evitando que murchem.

Saiba que características deve considerar na climatização para eventos

Para evitar uma montanha russa climatológica no seu evento, é necessário considerar vários aspetos na escolha da solução de climatização tais como:

  • A localização geográfica do espaço, para determinar a temperatura e humidade relativa;
  • Características do espaço e respetiva infraestrutura: a sua dimensão, se se trata de uma zona indoor, outdoor ou área mista, que varia entre espaços abertos e espaços fechados, se inclui portas que ora podem estar abertas ora fechadas, etc.
  • A altura do ano em que decorre o evento. Por exemplo, no verão, quanto maior a área do evento, maior deverá ser a capacidade de refrigeração. Isto para evitar a designadas “ilhas de calor”, onde algumas zonas atingem temperaturas bastante superiores quando comparadas com as restantes. Além disso, uma maior exposição solar deve optar por ter mais equipamentos dos que os localizados à sombra.
  • Quantidade de pessoas no evento

Saiba porque razão deve escolher uma solução de climatização para eventos da Ameno

Quando se pensa em climatização para eventos, a primeira ideia que surge é a instalação de sistemas de ar condicionado convencionais. Na verdade, as soluções de climatização da Ameno, alternativas ao ar condicionado são, em muitos casos, soluções mais ajustadas às condições da grande maioria dos eventos.

Na verdade, para que um ar condicionado convencional cumpra a sua missão, é necessário que a área onde ele está instalado se mantenha fechada e isso raramente acontece nos eventos.

As soluções de climatização da Ameno permitem equilibrar a temperatura do ambiente, evitando os picos de calor ou frio. Tanto em zonas outdoor como indoor com portas abertas, as  nossas soluções de climatização cumprem a sua função, proporcionando conforto térmico e ainda renovando o ar, retirando partículas de poeiras e bactérias.

Com a opção de alugar os equipamentos apenas para o(s) dia(s) do seu evento, as soluções Ameno são de baixo consumo energético, menos 75% do que um ar condicionado, utilizam apenas água e eletricidade, não emitem gases poluentes, são portáteis e não necessitam de instalações complexas.

No catálogo da Ameno pode encontrar soluções de refrigeração indoor e outdoor, com equipamentos evaporativos ou de aspersão, que permitem reduzir o calor e os odores no ambiente, mantendo o ar hidratado e eliminado o pó em suspensão no ar. A Ameno dispõe ainda de uma gama de equipamentos para aquecimento para zonas indoor e outdoor, incluindo soluções de aquecimento por infravermelhos, que, ao contrário dos aquecedores tradicionais, não aquecem o ar mas sim pessoas e objetos e que permitem uma eficiência energética de 96%.

Que eventos fazem parte do nosso portfólio?

A Ameno já fez mais de uma centena de eventos e festivais, com diferentes características, dimensões e necessidades de climatização.

Climatizamos festivais de verão, como o BOOM e O Sol da Caparica, ou o Super Bock Super Rock.  Já climatizamos congressos e eventos corporativos e já estivemos presentes em grandes eventos televisivos, como a inauguração da CNN Portugal.  O nosso portfólio também integra a climatização de momentos memoráveis como festas e casamentos e outros eventos particulares.

Não sabe qual o equipamento mais adequado para climatizar o seu evento?

Não se preocupe. Nós podemos ajudar. Entre em contacto connosco e os nossos técnicos especializados analisam as suas necessidades de climatização, sem custos extra.

Fale connosco.

×