Skip to main content

Para perceber como funciona o aquecimento infravermelho, basta fechar os olhos e imaginar-se numa esplanada ao ar livre, a desfrutar de uns maravilhosos raios de um sol de inverno a aquecer a sua pele, num ato contínuo de absorção de calor sob a forma de energia térmica solar.

Como funciona o aquecimento infravermelho? Ele segue o mesmo princípio do aquecimento proporcionado pelo sol: Infravermelhos de onda curta viajam através do ar e aquecem pessoas e objetos à sua passagem. A forma como funciona o aquecimento infravermelho é contrária aos aquecedores tradicionais. Os aquecedores infravermelhos não aquecem o ar nem consomem oxigénio e climatizam diretamente pessoas e objetos.

O aquecimento infravermelho funciona de acordo com o mesmo princípio que o Sol. Mas, tal como o sol, também pode ser prejudicial? A resposta é não. Continue a sua leitura e descubra porquê.

Os aquecedores infravermelhos aquecem diretamente pessoas e objetos do mesmo modo que o calor emitido pelo Sol, mas sem a radiação UV. Por outro lado, quando se fala em radiação infravermelha há uma relação benéfica dos seus benefícios para a saúde, sendo mesmo considerados essenciais à nossa saúde.  A sua utilização nas maternidades para aquecimento dos recém-nascidos é a maior prova de que falar aquecimento infravermelho é falar de garantia absoluta de segurança.

Vantagens do aquecimento infravermelho:

Conforto

Atendendo à forma como funciona o aquecimento infravermelho, o calor emitido é agradável, a temperatura suave e homogeneamente distribuída, sem emissões de cheiros, ruídos ou substâncias tóxicas. Como todos os objetos passam de recetores a emissores de calor, não há perdas energéticas de calor. Toda a energia é transformada em calor que se dissipa por todos os corpos/envolvente. Não há zonas mais quentes e outras mais frias. Não emitem ruído

Saúde

O ar permanece biologicamente puro, sem emissões de cheiros ou substâncias tóxicas. Considerado o modo de funcionamento do aquecimento infravermelho, não há movimentação de ar porque o calor é transmitido por radiação. Deste modo é diminuído o risco de transmissão de vírus e outros microrganismos patológicos.  O ar não seca sendo por isso a solução ideal para pessoas alérgicas e com problemas nas vias respiratórias.

Controlo na propagação de bolores

O aquecedor infravermelho aquece diretamente as superfícies, eliminando rapidamente a humidade nelas acumulada e evitando a propagação de bolores.

Funcionamento outdoor

Considerando a forma de funcionamento do aquecimento infravermelho, trata-se de uma solução de climatização perfeita para zonas outdoor. Como aquecem pessoas e objetos, podem ser utilizados em situações de correntes de ar e ao ar livre.

Eficiência e sustentabilidade

Utiliza apenas eletricidade que, podendo ser obtida através do sol, do vento, da água ou das marés, é também a forma de energia mais limpa ao dispor da humanidade. Tem uma eficiência energética de até 96%.

Acha que o aquecimento infravermelho pode ser solução de aquecimento ideal para si? Descubra a diversidade de equipamentos infravermelhos disponíveis ou contacte-nos para saber mais. Temos técnicos especializados que o podem aconselhar sobre o equipamento mais ajustado às suas necessidades de climatização.

×