Skip to main content

Os níveis de humidade relativa no ar estão acima do habitual, devido à presença de uma enorme quantidade de vapor de água na atmosfera (fonte: CNN Portugal). O mês de dezembro foi quente (o mais quente em 92 anos) e chuvoso, o que potencializou o aumento de concentração de água na atmosfera. Segundo o IPMA, os níveis de humidade relativa têm estado acima dos 90% em Portugal.

Níveis desadequados de humidade representa desafios para diversos setores económicos, colocando em risco a qualidade dos produtos e serviços, assim como a integridade de infraestruturas e equipamentos que sofrem com processos de corrosão. 

No setor alimentar, por exemplo, níveis elevados de humidade originam podridão nos alimentos, bem como o aparecimento de mofo e fungos, e nas câmaras de congelação forma-se gelo, que degrada os equipamentos e coloca em risco a segurança dos trabalhadores.

Para resolver os problemas associados ao excesso de humidade são necessárias interromper as atividades produtivas para trabalhos de higienização, prejudicando a eficiência dos processos produtivos, representando deste modo custos acrescidos para as organizações.

As condições atípicas de temperatura e humidade serão, infelizmente, cada vez mais frequentes. São necessárias soluções sustentáveis, de longo prazo, que garantam o bom funcionamento dos equipamentos e preservem a qualidade da produção.

 

Soluções de desumidificação da Ameno 

Os desumidificadores por adsorção da Ameno (DRY) funcionam com um rotor giratório em sílica gel que retem a humidade. A humidade retida é posteriormente removida através de um extrator de ar quente para o exterior. 

Este tipo de solução funciona através de condutas não gerando água condensada, permitindo a instalação fora do local onde se pretende retirar o excesso de humidade. 

 

Um técnico da Ameno avalia as necessidades especificas de controlo de humidade, e se necessário visita o espaço a desumidificar, propondo a melhor solução para a situação específica. Todas as solução de desumidificação da Ameno estão disponíveis para venda ou aluguer. Consulte todo os modelos na página produtos e contacte-nos através do formulário.  

 

 

×