Equipamentos adiabáticos

Equipamentos Adiabáticos

Os equipamentos adiabáticos da Ameno são equipamentos que utilizam técnicas evaporativas para a refrigeração dos espaços. Enquadram-se dentro da linha de produtos COOLER da Ameno e são uma alternativa sustentável ao ar condicionado.

Estes equipamentos permitem reduzir a temperatura através de um processo natural de climatização, em que o ar quente e seco se transforma num ar leve e fresco, utilizando apenas água e electricidade no seu funcionamento. Permitem ainda a correta ventilação dos espaços renovando o ar contaminado por partículas, gases e odores, que possam existir em edifícios, armazéns, indústrias, entre muitos outros espaços. 

 

Funcionamento dos adiabáticos

O princípio de climatização é baseado nas técnicas evaporativas que ocorrem naturalmente na natureza, perto de lagoas, lagos, rios e oceanos, onde a sensação de frescura é superior às das zonas afastadas de fontes de água.

O ar quente e seco do exterior entra dentro do equipamento, passando por um filtro humedecido através de um sistema de água. Quando o ar exterior contacta com as micro gotículas de água presente no filtro do equipamento, estas evaporam, consumindo energia em forma de calor. O vapor leve e fresco resultante deste processo sai do equipamento através de uma ventoinha, tornando o ambiente mais húmido e ameno.


 "A Ameno é representante oficial da Portacool em Portugal, empresa americana líder de mercado mundial de equipamentos adiabáticos com mais de 30 anos de experiência"


Vantagens de um adiabático

As vantagens de ter um adiabático são várias, quando comparado a outros sistemas de climatização como o ar condicionado: 

  • Não reduz a humidade;
  • Reduzir consumo de energia (até menos 75% face ao ar condicionado);
  • Não utiliza gazes com efeito de estufa;
  • Renovação do ar interior;
  • Pode ser instalado em locais abertos;


Os problemas de uma climatização desadequada

Portugal é dos países mais quentes da Europa, com verões secos e temperaturas altas, que chegam facilmente aos 40ºC. Estes fatores, assim como ambientes mal ventilados, constituem perigos para a saúde das pessoas.


Indústria – A temperatura ideal no local de trabalho deverá estar entre os 22ºC e os 24ºC, com um índice de humidade equilibrada e espaços bem ventilados. Quando as temperaturas são altas, sobretudo em trabalhos que exigem esforço físico e/ou exposição prolongada a radiação solar ou a outras fontes de calor (como fornos e fundições), desenvolver-se stress térmico.


Nesta situação, os trabalhadores podem ficar desidratados, sofrerem cãibras, tonturas ou até mesmo desmaiar. Para além do mais, comprova-se que temperatura altas aumentam significativamente os acidentes de trabalho. Por exemplo, um aumento de apenas 5ºC* na temperatura, aumenta em 20% a sinistralidade no local de trabalho, e reduz em 8% a produtividade no trabalho.


Oficinas e comércio – A síndrome do edifício doente está definido pela OMS como um conjunto de doenças originadas pela contaminação do ar em espaços fechados, devido a má ventilação, concentração de partículas no ar, contaminantes, gases e vapores.

Esta situação pode provocar enxaquecas, tonturas, irritações da pele, aparecimento ou agravamento de alergias, entre outras. Este problema é frequente em espaços industriais mal ventilados e com o ar viciado no meio ambiente.


Comércio e residênciasA má regulação do ar condicionado pode provocar uma temperatura excessivamente fria em comparação à temperatura exterior, podendo provocar o aparecimento de constipações, inflamações na garganta, infeções respiratórias e contraturas musculares. De igual forma, o ar condicionado absorve a maioria da humidade presente na atmosfera, favorecendo o aparecimento de infeções, como rinite, bronquite e até mesmo pneumonia

*(para uma temperatura ideal de 24ºC)

 

Aplicabilidade

Estes equipamentos são indicados para todo o tipo de indústrias: alimentação, farmacêuticas, cosmética, cerâmica, artes gráficas, fundições, lavandarias, madeira, papel, tintas, tabaco, plásticos, produtos voláteis, têxteis, entre muitos outros. É extremamente eficaz na renovação do ar contaminado por gazes tóxicos, e na climatização das indústrias mais quentes e com problemas de controlo de humidade.

 

Os adiabáticos estão também indicados para os sectores dos serviços com grandes áreas, como estufas, lares de idosos, pavilhões desportivos, salões de jogos, adegas, centros comerciais, cozinhas industriais, escolas, stands automóveis, padel indoor, residências e moradias, criação de animais e muito mais.


Contactos:

comercial

email: comercial@ameno.pt  tlm: 967 890 365

comercial norte

email: comercial.norte@ameno.pt  tlm: 924 112 077

www.ameno.pt

Preencha o formulário para que possamos dar mais informações sobre este e outros produtos/serviços